Conhecemos vários artistas da bola que deslizavam sobre o verdejante pano como fosse uma pista de dança e o dito cujo fosse um John Travolta ao som dos Beegees. Porém, nenhum outro foi tão subtil na arte de dançar á frente dos adversários como Chiquinho Carlos.
Apesar do nome sugerir imediatamente um companheiro dos Broa de Mel ou sucedâneo de Tony Carreira ou Emanuel, Carlos foi um Deus da Era da Disco. Quer dizer...não temporalmente, claro, mas foi protagonista de um momento de revivalismo desta Era em pleno relvado, na década de 80. Enquanto outros jogadores nos moldes de Frasco ou Tony Sealy espalhavam as boas novas dos sintetizadores tão em voga na altura, o nosso Carlitos era um bastião do revivalismo.
Qual Alf caído do céu, Chico trauteava melodias alegres e dançáveis á medida que colocava com leveza e suplesse o esférico nas desamparadas redes. E tudo com descontaridos passos flutuantes sobre o soalho da glória e sob luzes reflectidas pela característica bolinha reflectora pendurada no tecto da bôite. Golos, golos e mais golos perseguiram o nobre Chico por terras lusas, particularmente na cidade dos arcebispos & Karoglans ou nas salgadas margens do Sado, burgo de Rashidi Yekini. Maravilhou Viseu e Mafra como só ele o sabia fazer. Claro que já se encontrava no declínio da sua carreira, mas ainda conseguia dançar Boney M ou Donna Summer com os melhores...
Com ele morreu a Disco.
R.I.P.
o que seria do mundo da bola sem registos fotograficos?
2 comentários:
Brilhante este blog! Simplesmente brilhante. Bons textos sobre um conceito muito interessante. Provavelmente a maior parte das piadas passa ao lado do pessoal mais novo, mas quem conhecer os "cromos" não vai conseguir deixar de rir. E deixo um repto: para quando a verdadeira história desse grande "carregador de piano" (no sentido literal da expressão) do xadrez do Bessa e dos tricolores da Amadora, Mamadu Bobó?
fortune
Agradeço desde já em nome do excelso blog e apoveito para confessar que Mamadu Bobó era um nome que gostariamos de abordar no futuro mais próximo.entre tantos outros...mas o bobó irá fazer a sua aparição. bem haja
Enviar um comentário